CPI da LED - fique por dentro do assunto

Uma Audiência Pública acontecerá  na Câmara Municipal de Rio Branco, nessa segunda-feira, 31, que será transmitida You Tube. O tema em discussão é Programa de Eficientização e Modernização da Iluminação Pública em Rio Branco.

O Programa teve aprovação na Câmara Municipal ainda no ano de 2019, no valor inicial de 48 milhões, mas somente em janeiro de 2020 o edital de licitação foi lançado, sendo concluído em agosto, devido uma série de recursos impetrados por empresas concorrentes.

A proposta era de iluminar nossa cidade com Lâmpadas de LED, em um prazo de 180 dias, o que não aconteceu, deixando nossa cidade com boa parte sem uma iluminação de qualidade, principalmente nos bairros mais distantes do centro, onde os índices de violência são altíssimos.

Do total de 33 milhões licitados, já foram pagos quase 23 milhões, restando a execução de 10 milhões, isso mesmo, foram pagos quase 70% dos serviços, mas o que se constata são ruas escuras, com iluminação sem a devida manutenção.

A pergunta que fica: com os 10 milhões restantes será possível concluir esse programa? Em conversa com técnicos que não querem se identificar, eles são unânimes em afirmar que isso é impossível de acontecer.

A proposta de instalar uma CPI não teve êxito, pois apenas quatro dos 17 vereadores assinaram o requerimento (Emerson Jarude, Lene Petecão, Samir Bestene e Hidelgard Pascoal), quando o número mínimo exigido é de seis assinaturas.

Outros vereadores preferiram justificar que, por não serem da legislatura passada, não têm conhecimento sobre o assunto, e preferiram o que se pode chamar de manobra, para tentar evitar a instalação de uma CPI, apresentando um requerimento para a realização de uma audiência pública, que vai acontecer nessa segunda-feira, dia 31 de maio, as 9 horas com transmissão pelo You Tube.

Vale a pena acompanhar a sessão, para verificar quais as explicações que serão dadas para que a obra, mesmo com 70% do valor pago, ainda não tenha contemplado a maioria dos nossos bairros, deixando sem LED nossas vias públicas, apesar da cobrança mensal da taxa de iluminação pública.



3 comentários: