É NO FIO DO BIGODE

É NO FIO DO BIGODE

Essa coluna, que planejo inicialmente publicá-la aos domingos, tem como objetivo trazer informações de interesse da sociedade, nos temas mais variados possíveis. É uma tentativa de contribuir para uma boa informação.

 

DESMAMADOS

A população ficou curiosa para saber quais os vereadores que foram chamados de desmamados, pelo prefeito Tião Bocalom. Durante conversa com o Jornalista Luciano Tavares, do site Notícias da Hora, o prefeito também afirmou em alto e bom tom: “o vereador que falar em “impeachment” é porque queria alguma coisa errada e eu não aceitei”. Cabe ao prefeito dizer que coisa errada é essa e quais os vereadores envolvidos.

 

ACUSAÇÃO GRAVE

O prefeito, ao afirmar que a gestão anterior mantinha uma relação promíscua com vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco, fica na obrigação de citar nominalmente quais são esses vereadores, sob pena de generalizar uma acusação tão contundente e cair no descrédito, por falta de prova.

 

PROGRAMA DE ILUMINAÇÃO

Ficou ruim para a prefeitura ouvir que o programa de iluminação está parado por culpa da atual gestão, que está com dinheiro em caixa para finalizar a implantação das famosas lâmpadas de LED. Se tem algo errado com os pagamentos realizados no ano passado ou se a gestão anterior cometeu algum ato ilegal, que mostre para a população ou então cale-se para sempre.

 

CPI DA LED VIROU UM BREU

O vereador Emerson Jarude, autor da proposta para instalar uma CPI para apurar possíveis irregularidades na execução do Programa de eficientização da Iluminação pública em Rio Branco, lamentou que apenas mais três vereadores tenham assinado o requerimento (Lene Petecão, Samir Bestene e Hidelgard Pascoal). Para que a CPI pudesse ser instalada, precisava de no mínimo 06 (seis) assinaturas. A LED virou um Breu!

 

OPERADORES FORTES

Comenta-se que embora o problema diga respeito à esfera municipal, operadores estaduais entraram em ação para evitar que a CPI acontecesse, mantendo conversas pessoais com os nobres edis ou com pessoas que mantem influência direta sobre os mesmos. Ao final o que se mais ouviu foi o discurso de sempre: que ninguém deve nada e nem temem uma CPI. Mas, mesmo assim, por via das dúvidas, acharam melhor evitar.

 

BRIGA NA ROÇA

A semana foi de troca de farpas entre Deputados Estaduais e o Secretário da SEPA, Nenê Junqueira. O Deputado Jonas Lima foi o mais contundente ao afirmar: “o Nenê não conhece nada de produção e ao visitar o vale do Juruá, nada foi apresentado”.

 

CEGO, SURDO E MUDO

Como foi amplamente divulgado na imprensa, o Secretário Nenê Junqueira não ficou calado e rebateu o Deputado com a seguinte afirmação: “Não tem moral. Ficou cego, surdo e mudo durante 20 anos dos governos da frente popular”. 

 

IMPRODUTIVA

Essa é o tipo de discussão improdutiva. Que só abre fissuras na relação entre o “possível aliado do governo” Jonas Lima, e o Governador. De concreto, para os agricultores não muda absolutamente nada, pois continuam esperando as ações que podem ajudar a alavancar a produção agrícola.


FALHA NO PROGRAMA

Existe na prefeitura um programa de dispensação de medicamentos, com entrega direta nas residências de alguns pacientes, evitando o deslocamento dos mesmos, que nem sempre têm as condições financeiras para isso. É uma ação importante, mas cabe uma ressalva, uma vez que um desses pacientes me reclamou que estão entregando medicamentos que não são utilizados por ele, e que já reclamou aos servidores, mas foi praticamente obrigado a aceitar os comprimidos do medicamento Cloridrato de Metformina, que serve para o tratamento e prevenção do diabetes. Detalhe: o paciente não é diabético.

 

TERRA DAS RASTEIRAS

Os últimos acontecimentos mostraram mais uma vez que a política não é para amadores. A tomada do PROS, pelo grupo político da Deputada Federal Vanda Milani, foi rebatido com a posse do SOLIDARIEDADE pelo Cacique Moisés Diniz, que contou com o apoio do Senador Márcio Bittar. Agora já foi anunciado que o PSL não ficará sob o domínio do Vice-governador Major Rocha, e que o partido comporá o bloco de apoio à reeleição do Governador Gladson Cameli. Um amigo, de olho nos acontecimentos bradou: por isso não gosto de política, é a terra das rasteiras

 

RAMAIS DE QUAL POVO??

Enquanto os trabalhos de melhoramento de ramais não começam, e olha que já iniciamos o mês de junho, os produtores rurais estão se virando como podem. Foi o que aconteceu com um grupo de produtores da AC-400, estrada que interliga a BR-364 à AC-40 (Senador Guiomar à Plácido de Castro), que resolveram se unir e construir uma ponte com mais de 10 metros de comprimento, para poderem ter condições de trafegabilidade e escoamento da produção.  


GOL DE PLACA

É o que se pode dizer da decisão acertada da prefeitura, ao licitar a compra de produtos da Agricultura Familiar para implementar o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos, com a distribuição simultânea à entidades e instituições sociais. O valor que estava orçado era de 300 mil reais, mas segundo o Secretário da SAFRA, Eracides Caetano, a ordem foi dobrar esse valor e destinar 600 mil reais para o Programa. Isso representa dinheiro que deverá ir diretamente para as mãos dos agricultores familiares, sem atravessadores. Bora começar a comprar!

 Bom domingo!

 

 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário