Pesquisa Eleitoral e muito mais!

Semana bem movimentada na área política, e os candidatos continuam jurando de pés juntos que só vão falar sobre eleições no ano que vem. Como diria Ataulfo Alves: "Mulher que chora, homem que jura, não acreditem não é mentira pura."

O Vice-governador fechou o “buteco” para balanço, alegando perseguição do outrora aliado, governador Gladson Cameli, que segundo se comenta, exonerou 20 cargos comissionados do gabinete do Vice, deixando somente três servidores: um para abrir e fechar o gabinete, um para a faxina e outro para fazer o cafezinho. Sem o cafezinho eu não ficaria, de jeito nenhum!

O clima no MDB ainda está em ebulição, e isso deve-se à falta de um consenso em torno da decisão de apoiar ou não a reeleição do governador nas próximas eleições.

Uma ala já bateu o pé e disse que não apoia; outra diz que apoia e já tem até aliados nomeados como secretário e em outras funções relevantes; e tem uma ala que jura amor eterno em um dia e no outro passa a odiar o chefe do executivo.

Mas, boa parte desses arroubos deve-se à briga por mais cargos comissionados e por mais espaços no governo. Essa é a política que todos os partidos aliados travam com o governo, a diferença é que uns se expõem mais e outros brigam na surdina, mas no fundo todos querem é “uma parte desse latifúndio”.

Ao que parece o prefeito Tião Bocalom resolveu “queimar” (como ele mesmo diz) o dinheiro do contribuinte, destinando uma ajuda milionária aos empresários dos transportes coletivos. Os representantes dos setores econômico e produtivo bem que poderiam ser agraciados com essas benesses, pois tiveram e continuam tendo enormes prejuízos por causa da Pandemia. 

Ao que consta o projeto deverá ser encaminhado à Câmara Municipal nessa semana que se inicia. Vamos aguardar para ver que atitude os nobres vereadores irão tomar, se concordam em ajudar os pobres empresários ou se brecam mais essa tentativa da prefeitura, mantendo a coerência com o posicionamento anterior. Abri a tal da caixa preta que é bom, nada!

O que se tem como unanimidade, é que os servidores dos transportes públicos não merecem passar por esse tipo de tratamento por parte dos empresários, que há anos vêm atrasando os salários, reduzindo benefícios e deixando de depositar os direitos trabalhistas aos quais os servidores têm direito.

Quem anda querendo moer o prefeito é a categoria dos caçambeiros que prestam serviço à EMURB, alegam que o órgão está fazendo exigências absurdas para que os mesmos possam continuar prestando serviço à municipalidade.

Estão exigindo que os veículos, que em sua maioria têm mais de 20 anos de fabricação, cujo o IPVA nem é mais cobrado, estejam com um seguro total, coisa difícil de acontecer, pois segundo os representantes da categoria, as seguradoras não aceitam fazer esse tipo de seguro para carros tão usados.

Já corre o boato entre os caçambeiros, se espalhando na rádio cipó, que essa atitude da prefeitura teria como pano de fundo, a vinda de uma empresa lá das bandas das Minas Gerais para vencer essa licitação. Será que agora teremos a república do pão-de-queijo??

Estamos no penúltimo ano de governo e as mudanças no alto escalão do governo continuam acontecendo. Só nesses primeiros seis meses já mudaram de secretários as seguintes pastas: Educação, Saúde, Produção e Infraestrutura, são as que me lembro agora e talvez as que mais importância tem, para o desenvolvimento econômico e social do Estado. E a caneta azul ainda está cheia de tinta!

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise de Dados, Data Control, com 1.203 pessoas, no período de 16 a 20 de junho, traz algumas informações interessantes sobre o cenário político. Como tem muitos componentes, vou citar aqui alguns mais relevantes, antecipando que estou somente reproduzindo os dados e o portador não merece pancada 

Na pesquisa, para 60,8% dos entrevistados o governador tem enfrentado essa situação da Pandemia de forma Boa/Ótima, enquanto 59,6% acham que o prefeito de Rio Branco está com atuação ruim/péssima.

Com relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro, 45,4% dos entrevistados consideram bom/ótimo, enquanto 34,7% consideram ruim/péssimo. Gladson Cameli tem 67,6% de aprovação (bom/ótimo), enquanto o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom tem a gestão reprovada por 61,7% (ruim/péssimo). Nesse caso, botaram pra moer!

Na corrida à sucessão presidencial, a pesquisa estimulada, onde são lidos os nomes de possíveis candidatos, o cenário é o seguinte: Bolsonaro 41,1%; Lula 24,1%; Marina Silva 5,8%; Ciro Gomes 4,1%, João Dória 2,2%; e João Amoêdo 0,7%.

Para o governo do Acre, no primeiro cenário da pesquisa estimulada aparecem: Gladson Cameli 57,2%; Jorge Viana 19,2%; Sérgio Petecão 9,1%; Francisco Salomão 0,7%. Num segundo cenário, sem o nome de Jorge Viana, Gladson Cameli aparece em primeiro com 64,7% e Sérgio Petecão em segundo com 12,2%.

Para o Senado Federal, com a pesquisa estimulada o resultado foi o seguinte: Jorge Viana 23,7%; Alan Rick 16,1%; Mara Rocha 11,3%; Flaviano Melo 8,0%, Mailza Gomes 3,5%; Sanderson Moura 1,4%; e Vanda Milani 1,2%. 

Quem ficou mal na fita foi a Federação das Indústrias do Estado do Acre, que encomendou a pesquisa, pois 64,3% dos pesquisados afirmaram não conhecer a FIEAC e 23,7% só ouviram falar. Dos entrevistados, 68,6% afirmaram não saber que o SESI, SENAI e IEL são dirigidos pela FIEAC e que prestam diversos serviços à comunidade.

Quando perguntados se já teriam sido beneficiados, ou alguém da família, com algum serviço do SESI, SENAI, IEL ou FIEAC? 85,4% responderam que NÃO. Lembrando que a pesquisa foi realizada com um público onde 72,7% declarou renda familiar de 0 a 2 salários mínimos, portanto, potencias beneficiários dos serviços ofertados. Um caso para os dirigentes da FIEAC e Sistema “S” avaliarem com muita atenção.

É verdade que alguns nomes de possíveis candidatos ao governo e ao senado foram deixados fora da pesquisa estimulada, o que restringe o campo de opção e escolha dos entrevistados. Reclamações com a Data Control!

Deixando os números de lado e focando em qualidade, chamou a atenção a manifestação de algumas pessoas que foram atendidas no INTO, referência de tratamento contra a COVID-19, que de forma espontânea teceram elogios à atual gestão. Parabéns ao DR. Osvaldo Leal e equipe!

Um pouco de humor para iniciar a semana: Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você...atrase um pagamento.

 

Por Mamed Dankar

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário