A PONTE FOI CONSTRUÍDA! E OS PREÇOS BAIXARAM??

Inaugurada no dia 7 de maio, a conclusão da ponte sobre o Rio Madeira concretizava o sonho de milhares de pessoas, que durante anos tiveram que se utilizar de balsas para a travessia, que além do alto custo também trazia o desconforto da demora.

Entre as justificativas comentadas para que o projeto fosse concluído, estava o discurso fácil e politiqueiro de que, com a redução do tempo de espera e sem o custo cobrado pelos ricos empresários donos das embarcações, os preços dos produtos sofreriam uma redução, e chegariam ao acre com valores mais acessíveis. Quem apostou ou acreditou nisso deve está desapontado, pois esse cenário não se consolidou por aqui, pelo menos é o que constatei  nos preços de alguns produtos alimentícios. 

Conhecendo o espírito que move a classe empre$arial e ciente de que toda essa conversa não tinha nenhum fundamento, realizei por conta própria uma pesquisa, que não tem caráter cientifico, em um supermercado conhecido e que tem muitos clientes, e que em tempos passados chegou a apregoar em sua logomarca que tinha orgulho de ser acreano. 

Durante esses meses fiz três compras na mesma loja, dos mesmos produtos e marcas, salvo raras exceções em que o produto não se encontrava nas prateleiras, para acompanhar a tão sonhada baixa de preço dos produtos. A primeira compra fiz no dia 07 de maio, dia da inauguração da ponte, sendo que as seguintes ocorreram nos dias 06 e 28 de junho, tempo suficiente para que a redução dos preços pudesse ser comprovada.


O resultado é o que está nesta imagem, os preço não só mantiveram seus padrões, como em alguns casos houve uma majoração para maior, demonstrando claramente que, se houve redução de preços e vantagens com a construção da sonhada ponte, com certeza não contemplaram os consumidores acreanos. Pelas constantes reclamações que escuto, esse comportamento também se aplica a outras categorias de produtos, como os da construção civil, vestuários e agropecuários, por exemplo. 

Não tenho dúvida que outros benefícios vieram, como a redução do tempo de espera, a economia pelo não pagamento pela travessia e a possibilidade de abertura para investidores, que tinham na falta da ponte, um grande empecilho. Aliás, essa construção desmonta uma grande negócio, chamado por alguns de um verdadeiro cartel, que durante anos enricou empresários e quem sabe até políticos, padrinhos dessa pouca vergonha. 

A planilha abaixo mostra com mais clareza o comportamento dos preços de 19 produtos alimentícios consumidos por boa parte dos acreanos.


 

Por Mamed Dankar



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário