O BLEFE NOSSO DE CADA DIA (DITO E FEITO POR CANDIDATOS)

O BLEFE NOSSO DE CADA DIA (DITO E FEITO POR CANDIDATOS) 

Nos últimos dias o noticiário na internet tem sido divido entre as informações sobre tragédias (acidentais ou intencionais) que ceifam vidas, e entre as tragédias políticas (sempre intencionais). São tantas as informações – mudanças de vice; mudanças de pré-candidaturas a cargos – que na cabeça dos que realmente vão decidir as eleições, no caso nós, mortais eleitores, o nó está dado e sendo apertado a cada informação postada nas redes sociais. 
Estamos tendo verdadeiras aulas grátis sobre blefe (Atitude enganadora que visa iludir alguém - in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021), dignas de teses de mestrado e doutorado, onde partidos políticos estão marcando suas convenções para o último dia previsto na legislação, preferem ficar à espreita, igual as lendárias “cumadis das janelas” observando o movimento dos outros partidos, para tentar tirar proveito em benefício de suas candidaturas. 
Se não há verdade no que alguns políticos e pré-candidatos estão dizendo agora, como acreditar que serão verdadeiros em suas ações, após eleitos?? A confusão sobre as candidaturas envolve a direita, esquerda e centro, em resumo: todos. Parece não haver ideologia ou questões programáticas, mas tão somente o desejo de conseguir um mandato, um porto seguro. 
Fico imaginando o que se passa na cabeça do eleitor, principalmente os que estão pendurados em algum arranjo político, que os tornam prisioneiros de uma, ou de algumas candidaturas, pois, ora o seu (sua) candidato (candidata) concorrerá ao senado; dia seguinte, ao governo; no outro dia, será vice; ou será à federal? Uma verdadeira loucura!!
As cores (partidárias) se misturam de uma forma tão frenética, que chega a dá um branco na cabeça de muitos; quase chega a “fundir a cuca” de outros; e deixa perplexo os que conseguem avaliar de forma mais lúcida toda essa movimentação. 
O certo é que, entre as “juras de amor pelo Acre”; ”o que importa é a vida”; e “atendendo à pedidos”; as pré-candidaturas vão sendo definidas, para a alegria de alguns e para a tristeza de outros. 
Escrúpulo, caráter, verdade, sinceridade, respeito...palavras e sentimentos que não têm espaço nas últimas negociações por um “lugar ao sol” nas chapas majoritárias de uma política em decadência. Diante de tudo isso a única certeza é que “tudo é incerto”, nada definido e que tudo pode acontecer, inclusive nada! 

Mamed Dankar

Um comentário: