ÁGUA "POTÁVEL" DO PENICÃO??


Antiga lagoa de decantação (apelidada de penicão)
Registro feito em 24/06/2021 
 MUITO INTRIGANTE

Quase que diariamente caminhões estacionam nas proximidades da antiga lagoa de estabilização, apelidada de "penicão", no conjunto universitário, e por horas captam água em seus tanques e partem, sabe-se lá para onde.
Intrigante essa ação, pois estamos falando de um local que durante anos, serviu para receber os dejetos das residências do conjunto.
A preocupação se dá em função de não conhecer, qual a utilização que será feita dessa água captada, ao que parece, à revelia de autorização do poder público, pois ao que me consta, nenhum processo de despoluição ou descontaminação foi realizada nesse espaço. 
A informação que temos, se alguém puder ajudar nessa discussão seria muito bom, é a de que, apesar de passados muitos anos que a lagoa não recebe mais resíduos da rede de esgoto, a contaminação continua, não podendo ser essa água utilizada para consumo humano. 
Não estou afirmando que essas empresas estejam comercializando a água ali captada, como sendo água potável, mas os órgãos de fiscalização e controle precisam investigar esse caso, para a proteção da saúde de todos nós, inclusive dirimindo essa dúvida que nos cerca: Qual a destinação dessa água??

RIO BRANCO - CIDADE DA VIOLÊNCIA
Não faz muito tempo que nossa Rio Branco era considerada uma cidade pacata, onde as conversas entre amigos e familiares se estendiam até altas horas, na calçadas das residências em quase todos os bairros. Aquela conversa de "atualização" sobre os temas mais inusitados, está cada vez mais restrita, devido ao grande número de casos de violência registrados, que nos forçam a um recolhimento cada vez mais cedo, como se diz por aqui, na boca da noite.
Vivemos literalmente cercados por grades nas nossas residências, presos ao receio de fazermos parte da triste e cruel estatística, que coloca a nossa cidade entre as mais violentas do país. Sem vagas de emprego que possam absorver uma mão-de-obra, nem sempre bem qualificada, e uma economia frágil que foi duramente atingida pela Pandemia, o cenário é cada mais sombrio. O crime, dito organizado, se espalhando por toda a cidade, combinada com o pouco efetivo policial para o confronto, e com leis brandas, nos deixam cada vez mais cautelosos, fazendo com que os investimentos na segurança residencial e pessoal deixem de ser uma coisa secundária, para figurar como prioridade de vida. 

                                                                                          CASA DE ACOLHIDA SOUZA ARAÚJO
Uma judiação o que estão fazendo com os internos e servidores da Casa de Acolhida Souza Araújo. Sem a renovação do Convênio, que permite repasses de recursos para a manutenção e pagamento dos servidores, até o fornecimento de energia chegou a ser cancelado. Esse problema se arrasta desde 2019, quando os internos tiveram que interditar a BR-364, como forma de chamar a atenção para os problemas que vivem. Estive lá por várias vezes e sei o quanto eles sofrem pelas mutilações que a hanseníase causa, pela indiferença de muitos parentes e amigos, e pela discriminação de boa parte da sociedade. Uma coisa a doença não lhes tira, a dignidade e o espírito de humanidade e esperança, de que um dia sejam tratados com o respeito que merecem. 

CUIDANDO DOS IDOSOS
O assunto que dominou as discussões na Câmara Municipal de Rio Branco foi a violência e abandono dos nossos idosos. Nesse mês de junho, denominado junho violeta, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para os principais problemas vividos pelos nosso idosos, como abandono familiar, maus-tratos físicos e psicológicos, além dos golpes financeiros. Destaque para os vereadores Lene Petecão (PSD), autora da Lei municipal que instituiu o junho violeta, e Emerson Jarude, autor do requerimento que propôs a audiência pública que contou com a participação de membros do MPAC e de instituições que defendem a pessoa idosa. O ponto negativo foi a ausência de muitos vereadores!!

DROGA VIA SEDEX
Uma forma rápida de traficar droga foi interrompida por uma ação da Polícia Federal, conforme notícia veiculada no site "Notícias da Hora". Drogas como a maconha, cocaína e Ecstasy, eram despachadas nos correios sempre envoltas em algum equipamento, para disfarçar e despistar os servidores da empresa. dessa forma, enquanto nossas autoridades verificavam veículos particulares, as drogas passavam tranquilamente pelas barreiras policiais, em carros de entrega da empresa estatal. Para os mais apressados, uma alternativa era contratar o SEDEX 10, onde a encomenda é entregue até as 10 horas do dia útil seguinte. Envio interrompido e prejuízo aos traficantes!

 




2 comentários:

  1. Absurdo, isso de carro pipa pegar água de qualquer lugar para vender, cadê a fiscalização? Povo que usa esses meios tem que pedir a procedência dessa água.

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Cadê a fiscalização?

    ResponderExcluir