LENTIDÃO NA VACINAÇÃO


O nosso Estado, lamentavelmente, aparece nos últimos lugares no ranking da vacinação para a COVID 19. Em Rio Branco vivem mais de 400 mil pessoas, metade da população do Acre, e a lentidão na vacinação na capital, reflete e contribui para que estejamos nessa classificação vergonhosa no cenário nacional.

A vacinação, por ser uma ação de atenção básica à saúde, é responsabilidade do poder municipal, no nosso caso, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, que desde o início do processo de vacinação tem sido alvo de críticas por parte dos vereadores e da população em geral.

No início, a reclamação se concentrava na falta de transparência e dificuldade de compreensão do cronograma fornecido pela prefeitura, principalmente com relação aos locais de vacinação. Depois vieram os episódios de vacinação de pessoas que não faziam parte do grupo das prioridades, que ficaram conhecidos como os Fura-filas, caso que foi parar no MPAC para apuração e pedido de explicações ao gestor municipal da saúde e aos demais envolvidos.

Posteriormente vieram os questionamentos sobre a falta de informações sobre a quantidade de vacinas recebidas e aplicadas, e sobre a atualização diária dos dados, deixando margem de dúvidas para especulações quanto ao fiel cumprimento do calendário.  

Isso tudo fez com que o secretário municipal de saúde, Frank Lima, se tornasse figura de presença constante na câmara municipal de Rio Branco, para explicar e justificar suas atitudes frente ao órgão de saúde municipal.

Paralelo a isso tudo, assistindo, até que de forma pacífica, uma população que clama por mais vacinas e por mais rapidez e eficiência, na esperança de chegar ao tão sonhado (infelizmente não por todos) dia da vacinação. O que se quer é afastar a possibilidade de infecção, que pode deixar sequelas, e que por mais de mil e setecentas vezes ceifou vidas em nosso estado.

Agora, na quarta fase de vacinação, onde pessoas com 59 anos e sem morbidades já começam a ser vacinados, a prefeitura parece querer inovar ao mudar a estratégia de vacinação da população em geral, atraindo para si mais uma enxurrada de questionamentos e críticas.

Segundo noticia-se nas redes sociais, existem mais de 30 mil doses de vacinas estocadas nas geladeiras municipais de Rio Branco, quando deveriam estar no braço dos nossos munícipes. Ora, elementar que em um caso de Pandemia, as ações sejam rápidas, eficientes e precisas, para conter o avanço da disseminação do vírus, reduzindo o número de infectados, desafogando a pressão e o atendimento no nosso já combalido sistema de saúde.

Lembro de uma frase de minha querida e saudosa vozinha, que dizia: “quem não pode com o pote, não pega na rodilha.” Evidente que se o município, que tem essa missão de vacinar os acreanos, não está conseguindo implementar o ritmo necessário que o caso requer, use da humildade e peça apoio ao governo do estado, que poderá ajudar a destravar essa ação, isso se ficar comprovado que o problema é no sistema de saúde, outrora conhecido pela presteza e eficiência em campanhas de vacinação, pois se o problema estiver em quem conduz o processo, aí caberá ao prefeito resolver, mudando a direção da saúde municipal, o que acho pouco provável. 

É preciso ousar, fazer diferente, imprimir novo ritmo de vacinação. Mutirões de vacinação em horários estendidos poderiam ajudar. Tenho certeza que uma ação planejada, envolvendo o governo do estado, rede privada e outras instituições, combinados com uma valorização dos servidores da saúde, elevariam esses índices e acabariam com o estoque dessas vacinas. A vacina é um direito de todos! 

O que não pode continuar é esse marasmo, essa letargia, como se estivéssemos atravessando águas tranquilas. Mais respeito à vida, é o mínimo que se espera de pessoas pagas com dinheiro público para trabalhar em favor da sociedade.

Por Mamed Dankar  /  14 de junho 2021 

3 comentários:

  1. Falta de interesse mesmo, não há motivos para não organizarem mutirões, já que se trata de caso de emergência. Prefeito e Secretário já devem ter recebido a vacina.

    ResponderExcluir
  2. Uma má organização começando pelo nosso chefe da nação. Estamos vendo pessoas morrendo por falta de vacinação, enquanto vacinas ficam estocadas

    ResponderExcluir