NÃO MATEM A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Por Mamed Dankar
 

Não é novidade para ninguém dizer que os preços dos alimentos estão “pela hora da morte”, isso faz parte do noticiário diário, mas, muito mais que isso, faz parte da nossa constatação pessoal, todas as vezes que temos que comprar os produtos para a nossa alimentação.

A carne bovina, fonte de proteína e presença fundamental nas churrascadas da vida, que nunca teve um preço tão acessível, que pudesse fazer parte diária do cardápio das pessoas de baixa renda, agora também começa a não estar tão presente nas mesas de acreanos que possuem um melhor poder aquisitivo, evidente que não falo dos que recebem salários altos, alguns até acima do chamado teto constitucional, que é de R$ 39,3 mil por mês. Isso mesmo, no Acre tem pessoas assim.

Mas, será que algo justifica uma elevação tão grande no preço desse produto?? Ou seria um aproveitamento do momento de elevação dos preços dos demais alimentos?? Seria por causa da exportação, que aumentou para outras praças comerciais??   

Fala-se da lei da oferta e da procura, que quando a procura por um produto é maior que a oferta, a tendência é ocorrer uma elevação no preço. Mas, e as diferenças de preços existentes entre os diversos locais que comercializam a carne bovina?? Por quê uns conseguem vender mais baratos que outros?? Pode-se até enumerar alguns pontos para tentar explicar esse fato, mas o certo é que a impressão que fica e parece ser muito real, é que prevalece a ganância pelo lucro maior e mais rápido.

Nessa corrida em busca do vil metal, é preponderante que os possíveis usurpadores não cometam o erro fatal: matar a galinha dos ovos de ouro. Quem conhece essa fábula saberá do que estou falando. Entretanto, todos os que continuam alimentando essa indústria da ganância, comprando do mesmo jeito, o mesmo tanto e a qualquer custo, também ajudam para que isso ocorra.

Empresários, comerciantes, donos de frigorífico, proprietários de casa de carne, atenção para o que está acontecendo. O desrespeito é tão grande que em poucos comércios, não sei se por vergonha do preço praticado ou afronta mesmo, não se coloca mais o preço da carne bovina, como se quisessem esconder o que está escancarado na cara de todos nós.

Como depoimento pessoal, digo que não tenho mais consumido tanta carne bovina, me sinto literalmente roubado, quando vejo os preços praticados, principalmente nos supermercados, e o pior, não vejo uma instituição que defenda os consumidores.  

Nesse caso, vamos fazer valer a lei da oferta e da procura. Vamos procurar menos, até que a oferta se enquadre dentro de preços acessíveis e justos. Alternativas existem!


2 comentários:

  1. Normal ninguém faz nada, eles continuam com preços abusivos . Em casa também diminuimos bastante o consumo de carne. Ta é tudo com valores abusivos.

    ResponderExcluir
  2. De fato, os preços dos alimentos subiram muito. Tá difícil manter o poder de compra, ainda mais com os salários congelados.

    ResponderExcluir