USAR MÁSCARA?? A DECISÃO É SUA

 A Pandemia nos fez conviver com novos termos, novas atitudes e novos hábitos, dentre os quais a necessidade do uso de máscara, tão defendida e indicada por organizações de saúde e médicos infectologistas de todo o mundo, como uma medida preventiva para limitar a propagação do coronavírus.
Convenhamos que nada tem de prazeroso o uso desse equipamento de proteção individual, mas, segundo especialistas em infectologia, eficaz e necessária, pois age como uma barreira física, que evita a transmissão para as pessoa. Eu te protejo e me protejo! Então, por isso que o uso desse equipamento é fundamental para proteger quem a usa e também ao próximo.
No nosso país, essa medida simples e prática de proteção, passou a ser discutida e encarada com um viés político, onde pessoas delegam essa decisão, que deveria ser pessoal e intransferível, a terceiros, que apresentam os discursos mais estapafúrdios possíveis de negação ao problema que aí está.
No nosso Estado do Acre, o Governo publicou em 08 de outubro de 2020, o Decreto N.º 7.010 que regulamenta a Lei Nº 3.647, que versa sobre a obrigatoriedade de uso de máscara facial para o acesso, permanência e circulação em locais e estabelecimentos públicos e privados, com multa prevista de R$ 74,47 (setenta e quatro reais e quarenta e seta centavos), para quem descumprir tal medida.
A pergunta que fica é: Alguém já foi multado?? porque o flagrante descumprimento desse regulamento é observado diariamente, em ambientes públicos, nas vias e áreas de lazer e esporte, como por exemplo o parque denominado Parque do Tucumã, que costumo frequentar.
Naquele espaço, a poucos metros do INTO, local onde muitas pessoas estão internadas com a COVID-19, lutando para sobreviver e onde muitos perderam suas vidas, caminhantes e ciclistas se distinguem entre os que usam e os que não usam a máscara. Tudo certo! Tudo resolvido! não tem quem fiscalize mesmo. E a Lei? e o Decreto? Bem, isso as autoridades constituídas deveriam responder. 
O certo é que muitos querem ficar de bem com as pessoas e tirar dividendos políticos, em meio ao problema grave de saúde pública que vivemos, não importando se pessoas estão morrendo diariamente, deixando famílias dilaceradas sem seus entes queridos. Os discursos, quase sempre bem elaborados, se encarregam de desviar a atenção, para minimizar ou "camuflar" uma realidade que grita por solução.
E assim vamos seguindo nossa vida, uns com máscaras, outro sem, esperando que a vacina chegue para todos, para os que acreditam e para os incrédulos, para os de direita, de centro ou de esquerda, o importante é que chegue, e rápido.

Por Mamed Dankar
  



8 comentários:

  1. A maior vacina contra esse vírus maldito é a consciência de todos. É muito triste vermos pessoas tendo uma vida de bares como que nada esteja acontecendo. Mas me alegra ver pessoas como você DANKAR que não precisa da política para ter seus pocisionamento tão firme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Enquanto uns sofrem a perda de entes queridos, outros vivem como se nada de anormal estivesse acontecendo.

      Excluir
  2. Acredito no uso de máscara, no distanciamento e higienização das mãos, como forma mais eficiente de prevenção. Assim tenho me mantido e minha família também. Mesmo já tendo me vacinado com as duas doses, continuo com estes cuidados porque o percentual de imunização ainda é pequeno. Espero que a vacinação acelere para termos liberdade de ir e vir, sem tanto medo.
    No entanto, não sou a favor da multa. E sim de campanhas educativas, de abordagens para conscientização, como fazemos ao sermos atendidos em lojas e locais de serviço. E sempre somos aceitos em nossas considerações de forma respeitosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou adepto da conscientização, mas infelizmente não vi campanhas fortes sendo defendidas pelos nossos gestores.

      Excluir
  3. Realmente muitas pessoas não estão usando a máscara, se fossem multadas talvez resolvesse. Aqui no bairro 80% não estão usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na cidade toda tenho observado pessoas sem máscara.

      Excluir
  4. Infelizmente, grande parte da população não tem consciência, fazem de conta que o vírus não existe. Muitos só acreditam quando perdem alguém da família ou amigo.

    ResponderExcluir