VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

O mês de junho é dedicado à Conscientização do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, também chamado de junho violeta. É um período propício para chamar a atenção das autoridades que governam o nosso País, Estado e Município, para esse problema, além de tentar despertar a sociedade para um processo de sensibilização, para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento imposto às pessoas idosas.

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, mostram que a cada seis idosos, um sofre maus tratos domésticos, numa estatística dolorosa e triste sobre àqueles que dedicaram suas vidas ao bem-estar dos familiares, que por sinal lideram o ranking de agressores.

As violências se manifestam de várias formas, e podem ser físicas, sexuais, psicológicas e financeiras, além das atitudes de negligência e abandono, e são classificadas como as mais cruéis, pois atingem pessoas com total dependência de familiares e, quase sempre indefesos.

Apesar da existência de Leis que visam proteger as pessoas idosas, com destaque para o Estatuto da Pessoa Idosa e a Política Nacional do Idoso, alicerçados por nossa Constituição Federal, nem sempre significam a garantia de uma velhice com dignidade.

Em dezembro de 2020, foi desencadeada uma operação em todo o território brasileiro, denominada Vetus, cujo objetivo foi combater crimes de violência contra os idosos, motivado pelo aumento crescente dessa transgressão nesse período de Pandemia.

No período de outubro a dezembro de 2020, foram apurados no Acre mais de 50 denúncias, que resultaram em 43 procedimentos de investigação, onde mais de 41 pessoas idosas vítimas de algum tipo de agressão, foram atendidas. 

Segundo dados do IBGE, no Acre existem mais de 71 mil idosos, sendo que a maioria se encontra morando em Rio Branco. Esse número representa 7,9% da população total do nosso Estado.

Esse tipo de violência precisa ser contido, extinto, pois representa uma total falta de sensibilidade e respeito aos nossos idosos, que já sofrem por restrições físicas naturais, próprias da idade, além das doenças que machucam, mutilam e perturbam, influenciando diretamente na qualidade de vida desse público.

Nesse dia 15 de junho, que é o dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, denuncie possíveis maus tratos pelo DISQUE 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Não podemos nos calar diante de atos covardes e desumanos, praticados contra nossos idosos.

Por Mamed Dankar  /  15 de junho 2021


 

2 comentários: