DOENDO NO BOLSO - 9º AUMENTO DOS COMBUSTÍVES E GÁS DE COZINHA EM 2021

 A partir dessa terça-feira, 6 de julho, os preços dos combustíveis e gás de cozinha já estarão com novos preços. A Petrobrás fez o anúncio dos reajustes, alegando que essa medida acompanha a elevação nos patamares internacionais de preços do petróleo e derivados. 
Este é o nono reajuste nos preços dos combustíveis apenas em 2021 e o primeiro aumento depois de dois cortes seguidos.  

Os preços cobrados nas refinarias da Petrobrás na venda às distribuidoras são acrescidos de impostos, custos para a mistura obrigatória de combustível, margem de lucro de distribuidoras e revendedoras e outros custos, até chegar aos consumidores, os principais atingidos com essa medida, que a cada dia tem o  seu poder de compra reduzido.

No caso da gasolina, o preço médio por litro sobre 6,32%; no diesel, o aumento foi de 3,69% e no gás de cozinha o aumento foi de 5,9%. 

No nosso Estado, onde são praticados os preços mais altos e abusivos do país, principalmente nos municípios isolados, assim chamados por não terem uma ligação rodoviária com outros municípios, são constantes as reclamações e apelos aos nossos representantes no parlamento federal, para que intercedam nessa política de preços praticada pela Petrobrás. 

O certo é que, dia após dia, em meio a tantos outros aumentos de diversos produtos e serviços, nós vemos o dinheiro que conquistamos com nosso trabalho, ser desvalorizado, sem que perspectivas de melhoras se apresentem em um horizonte mais próximo. 

Com certeza esse tema estará presente nas discussões eleitorais do ano que vem, e como sempre, ideias mirabolantes e favoráveis à população serão apresentadas como promessas, que nunca serão cumpridas. Seria mais ético e honesto se a verdade fosse a tônica da corrida eleitoral. O certo é que os candidatos, muito bem assessorados, falam sempre o que boa parte do eleitorado quer ouvir e findam caindo no chamado "conto do vigário."

O alento é saber que cresce, mesmo que lentamente, o número de eleitores que estão exercitando o senso crítico, do questionamento e da denúncia, abrindo os olhos para enxergar as armadilhas postas no caminho, como as discussões polarizadas, simplistas e politiqueiras. É preciso enxergar que o horizonte é bem maior, e discutir ideias é mostrar o lado inteligente do ser humano, enquanto a discussão de nomes e pessoas se destinam às pessoas medíocres.  

Por Mamed Dankar




Um comentário:

  1. Infelizmente, ainda existem pessoas que acreditam que as coisas vão melhorar.

    ResponderExcluir