"VOU TE CONTAR, MAS NÃO FALE À NINGUÉM"

A fofoca se configura em um ato social, do qual todos fazemos parte, seja ativamente ou de forma passiva, é isso que dizem alguns especialistas. 

"Mas, por quê as pessoas fofocam? De acordo com psicólogos especializados em comportamento, há muito de inveja e medo por trás desse tipo de atitude. Está claro que se tratam de pessoas naturalmente curiosas e observadoras, mas também de pessoas que costumam se deixar afetar pela vida alheia, se incomodando pelo que está fora do padrão, pelas conquistas dos demais, deixando-se dominar por uma provável baixa autoestima." (mundopsicologos.com)

Seja qual for a explicação, o que de fato importa é que algumas fofocas podem causar danos irreparáveis na vida das pessoas, algo que nunca existiu pode ser repetido por muitas vezes e por muitas bocas, que chega ao ponto de tomar uma conotação de que se trata de algo verdadeiro. Depois dessa compreensão equivocada de algum fato fruto de fofoca, fica difícil, quase impossível repor a verdade, pois geralmente não encontrará a mesma velocidade e mecanismos disponíveis, nem mesmo a atenção das pessoas será a mesma.

A fofoca tem um poder absurdo na mente das pessoas, capaz de destruir relacionamentos e amizades de anos, que pensava-se construídas em bases sólidas o bastante para resistir à algumas pitadas venenosas de pessoas sem escrúpulos e sem limites, que se satisfazem e se alegram com o mal que os boatos causam. Mas, tudo poderia ser reduzido, caso a fofoca semeada não encontrasse solos férteis o bastante para fazê-la crescer e se multiplicar no seio da sociedade.

Com o advento da internet e os aplicativos de interação social, essa situação tomou uma velocidade assustadora, motivada em parte pelo anonimato que encoraja os covardes a sempre publicarem casos e situações inverídicas, geralmente para prejudicar algumas pessoas com as quais não tenham tanta afinidade, ou simplesmente não gostem. A fofoca que malda e prejudica é própria de pessoas frustradas, medíocres, que vivem a história de vida das outras pessoas, pela total falta de capacidade de se enxergar como uma pessoa capaz, que pode ter alegria, que pode conquistar vitórias e ser bom exemplo para muitos.

É quase impossível acabar com as fofocas, pois elas surgem do nada, de repente, de uma mente poluída ou de uma situação mal compreendida, mas cada um de nós tem o antídoto para esse mal, que é o silêncio, a indiferença aos boatos e a não propagação de fatos dos quais não temos certeza de sua veracidade. Nossas mentes e corações não podem e não devem ser moradias de inverdades, mentiras, injúrias e calúnias, ao contrário, devemos dedicar esses espaços ao que é verdadeiro e ao que faz bem.

O mundo precisa cada vez mais de pessoas autênticas, verdadeiras e sinceras, que busquem seus espaços e os conquistem com mérito, sabedoria e muita luta. Assim são as pessoas felizes, capazes de usufruir das vitórias, compreendendo suas limitações e virtudes, com o olhar para o horizonte de boas possibilidades que se apresentam a sua frente, diferente dos que sofrem pelas conquistas dos outros e se alimentam do ódio e rancor, e se regozijam com as fofocas que inventam ou simplesmente repassam para terceiros. 

Bom domingo e boa semana! 

Por Mamed Dankar


 

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário