A VACINA CONTRA A CORRUPÇÃO

 

Diferente das vacinas mais comuns, produzidas por poderosos laboratórios enriquecidos com os ganhos financeiros fabulosos, oriundos da necessidade cada vem mais frequente da população de se proteger contra agentes patogênicos causadores de doenças, a vacina contra a corrupção pode e deveria ser produzida nos lares das famílias brasileiras.

Isso mesmo, sem a necessidade de enriquecer grandes empresários e políticos, essa postura familiar, aliada a uma educação de qualidade e oportunidade de emprego, ainda é o melhor caminho para que comecemos a mudar a história do nosso país e de nossas vidas, com a produção da vacina de valores e ética, pois é na família onde acontecem os primeiros contatos com conceitos e valores éticos, que nortearão a nossa conduta no meio social, é lá, também, onde aprendemos a enfrentar as primeiras dificuldades e exercitar a tarefa de resolver problemas, sem precisar a prática do ato ilícito.

De forma prática e objetiva, listemos alguns valores que a família deve ensinar às nossas crianças: Honestidade, responsabilidade, humildade, solidariedade, impor limites, entre outros. Essa é, talvez, a possibilidade de início da construção de uma sociedade mais solidária e justa, e isso até não seria tão difícil, não fosse o constante e adiantado processo de uma campanha de desestruturação, pelo qual passam nossas famílias. Para alguns é interessante que achemos cada vez mais comum, encontramos famílias dilaceradas, sem condições psicológicas e quase nenhuma formação para enfrentar as dificuldades impostas pela vida, como se fosse o modelo ideal de família.

Uma família fragilizada, doente, sem estrutura emocional, sem condições mínimas para a sobrevivência em ambientes dignos, com certeza terá muitas dificuldades de preparar pessoas para enfrentar o que aí está posto, uma sociedade do consumismo, da liberdade sem medida, da alienação religiosa, da total inversão de valores que só promovem e aguçam sentimentos menores de cobiça, vaidade e desrespeito.

“ A Educação vem de berço” é uma frase conhecida e dita por muitos, e que é atual, como podemos constatar nos fatos vivenciados por todos nós, com a singularidade de que o berço parece não estar tão bem educado, gerando frutos que, amargos ou doces, se multiplicam na sociedade.   

A ausência de oportunidades de trabalho que gere renda para a sobrevivência, também contribui para que mais jovens e adultos se percam e enveredem por caminhos tortuosos, geralmente da ilegalidade e da criminalidade. Como diz o verso da canção do saudoso Gonzaguinha: “... O homem se humilha se castram seu sonho. Seu sonho é sua vida e vida é trabalho. E sem o seu trabalho o homem não tem honra, e sem a sua honra se morre, se mata. Não dá pra ser feliz...”

Todos esses episódios atuais de corrupção com os recursos destinados ao combate da pandemia, como a compra superfaturada de insumos e equipamentos,  e mais recentemente a denúncia que está sendo apurada sobre a compra da vacina Covaxin,   precedidos por tantos outros, revelados ou não, causadores de sofrimentos e até mortes dos nossos semelhantes, poderiam sim ser banidos e exterminados, se a vacina certa fosse aplicada, não no braço, mas na mente e coração de todos.

Lutemos por isso, comecemos com isso! Nas nossas famílias! Nos pequenos detalhes, nas pequenas coisas, nos pequenos ensinamentos, como escreveu Elisa Lucinda:”...meus coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e dos justos que os precederam: Não roubarás, devolva o lápis do coleguinha. Esse apontador não é seu, minha filha...”

A POLÍTICA deveria ser um instrumento fomentador de justiça social e oportunidades, que gerassem o ambiente propício às boas práticas de convivência e consequente melhoria na vida das pessoas e da sociedade, no entanto o que se vê, são práticas repetitivas de sempre “querer levar a melhor “, “se dá bem”, e se locupletar com dinheiro proveniente de corrupção, essa sim, a pior dos males, o maior câncer social, que está presente entre os azuis, vermelhos, verde-amarelos, ou quaisquer outras cores.

A vacina contra a corrupção é responsabilidade de todos, principalmente dos que podem opinar com seu voto! Nas próximas eleições teremos uma boa oportunidade de aplicar essa dose, que poderia ser única, não votando em quem não respeita valores e não respeita as famílias; em quem não se importa com as pessoas; e nem nos que praticam ou fomentam a corrupção.

Por Mamed Dankar

Nenhum comentário:

Postar um comentário