LIGAÇOES TELEFÔNICAS INDESEJÁVEIS

Uma pesquisa recente feita pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, aponta que no Brasil existem mais de um smartphone em uso, por habitante, chegando a marca de 234 milhões de celulares inteligentes. 

Com certeza essa ferramenta de comunicação, cujo acesso já foi muito disputado, e hoje disponível com mais facilidade e em diversos modelos, marcas e preços, é um aliado para soluções de problemas com mais comodidade e rapidez.

Entretanto, com a esperteza peculiar de algumas empresas e instituições, alguns problemas também têm chegado com a mesma velocidade do sistema 5G, que oferece uma boa velocidade de conexão.

É cada vez maior o número de pessoas que reclamam de ligações recebidas de telemarketing, financeiras e operadoras de diversos serviços, como as operadoras de telecomunicações.

Além da chatice de olhar no visor do celular e ver ligações oriundas de outros estados, que geralmente regados a muita insistência oferecem serviços, vantagens e “dinheiro fácil”, podem também induzir pessoas a cair nos chamados golpes, que tem nas pessoas idosas um alvo preferencial.

Eu mesmo fui contatado via Whatsapp, por uma pessoa que não conheço, me oferecendo um plano para participação em um consórcio de veículos. Quando questionei a forma como conseguiu meu telefone, não obtive resposta e felizmente a pessoa desistiu. É muito preocupante a fragilidade na proteção dos nossos dados pessoais, onde empresas têm acesso de forma ilegal e podem nos levar a enormes prejuízos.

O que poucos sabem, eu também não sabia, é que os usuários podem restringir chamadas indesejadas por meio de aplicativos, instâncias estaduais do PROCON e pelo sistema NÃO ME PERTURBE, onde a ANATEL fornece uma lista nacional na qual os consumidores escolhem quais empresas terão as chamadas impedidas.

O NÃO ME PERTURBE permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico proveniente exclusivamente das prestadoras de serviços de telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e internet) e pelas Instituições Financeiras (Operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado).

Para se cadastrar no NÃO ME PERTURBE acesse o site https://www.naomeperturbe.com.br e pare de receber ligações de empresas que você não quer receber, ou acione o PROCON para que providências sejam tomadas.


Por Mamed Dankar

2 comentários:

  1. Tenso, ligam toda hora para oferecer cartões, internet, mesmo a gente dizendo que não quer eles continuam insistindo. E-mail então, cx cheia todo tempo.

    ResponderExcluir
  2. 👏👏E o que é pior, não tem horário para incomodar. É uma verdadeira chatice

    ResponderExcluir