O SUCESSO E SUAS ARMADILHAS

Sucesso para você! Quem nunca disse isso à um amigo ou amiga??

Desejar o sucesso de alguém é pensar na felicidade da pessoa, na realização e concretização de algum sonho, principalmente na vida profissional e financeira. O problema é que muitas pessoas que almejam o sucesso e se dedicam às realizações e conquistas, esquecem de se preparar psicologicamente para uma mudança de vida, de paradigma, que pode findar lhes custando muito caro, com perda de pessoas queridas e, por vezes, com a perda da própria vida.

Parece paradoxal, e por certo você já ouviu falar de casos de pessoas que ascenderam na vida financeira, mas que em seguida perderam tudo e voltaram para um patamar pior que o anterior. Isso mesmo, quando digo que perderam tudo não me refiro apenas ao que é tangível, palpável, me refiro aos valores como caráter, respeito, dignidade, e principalmente humildade.

Saber conviver com o sucesso pode ser mais difícil que consegui-lo, pois o sentimento de riqueza e de poder aparentemente ilimitado, pode conduzir por caminhos que levam às drogas, ao ilícito, fazendo perder a fé e as referências morais de boa convivência. Para muitos é mais difícil administrar o sucesso que o fracasso.

Nas conversas do dia a dia, sempre aparecem comentários sobre pessoas que mudam completamente o comportamento, quando alcançam o almejado sucesso, geralmente uma mudança para pior, pois passam a “empinar o nariz”, ignorar as pessoas e a “andar de salto alto”, valorizando cada vez mais a arrogância, a prepotência e a ostentação, se esquecendo ou negando o passado de trabalho, sofrimento e dificuldades, alguns negam até certos parentescos e antigas e saudáveis amizades.

Não caiamos nessas armadilhas que o sucesso traz consigo, pois usufruir das conquistas sempre será mais saudável e seguro quando nos mantivermos fieis aos bons e corretos valores de convivência e respeito.

Certa vez em uma entrevista o humorista piauiense João Cláudio Moreno, definiu o sucesso dessa forma: “Sucesso é viver daquilo que você faz, que lhe dá satisfação, lhe dá prazer e não lhe altera, não faz você se despersonificar.”

Que tenhamos todos um grande sucesso e saibamos conviver com ele!

 

Por Mamed Dankar

  

 

3 comentários:

  1. Pura verdade. Muitos não sabem lidar com isso, e o pior é
    arrogância, prepotência.
    Matéria muito boa Dankar.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a maioria das pessoas não sabem lhe da com o sucesso, se tornam pessoas vazias, ignorantes, prepotentes e esquecem das suas origens. Bela matéria, parabéns!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  3. Grande verdade,os arrogantes sempre serão surpreendido pôr tempestade

    ResponderExcluir